sábado, 30 de abril de 2011

Eles estão entre nós!

Se você pensa que eles aparecem apenas no folhetim da telinha, na telona e nas páginas policiais, errado!

Estou falando dos Psicopatas.
Depois que li "Mentes perigosas - O psicopata mora ao lado - de Ana Beatriz Barbosa", fiquei sabendo que a porcentagem deles é de 3 a 4% da população. Eles estão por toda parte: em todas as camadas sociais, categorias profissionais e estruturas religiosas.

Portadores de um distúrbio no Sistema Límbico, o cérebro emocional, que os impossibilita de se perturbarem com uma cena de violência ou agressividade, na presença deles, o desastre social é iminente.

Manipuladores, sedutores, inteligentes, sem escrúpulos e determinados, conseguem galgar os mais altos escalões nas empresas. A frieza, a intolerância a frustrações, a ausência de culpa ou arrependimento também são características importantes.

Num interrogatório, sua performance engana o detector de mentiras.

Existem graus diferentes de psicopatia, nem todos se tornam assassinos.
A maioria namora, casa, tem filhos, leva uma vida aparentemente normal.
Mas o abalo emocional em quem faz parte de seu circuito de convivência é sempre evidente.

A leitura do livro ajuda a identificar algumas características que brilham como farol na escuridão. Neles, o que chamamos de mau-caratismo é apenas um traço, a ponta do iceberg dentro de uma perigosíssima estrutura de personalidade.

O Psicopata não escolheu ser psicopata. Ele é fruto da interação de seu
córtex cerebral, sua estrutura emocional e sua "des-integração" social. Mas isso não o torna menos nocivo a nós outros.

Até que eles sejam pegos nas investigações ou em flagrante delito,
nada pode ser feito para nos proteger.
Então, vigiemos, os Psicopatas estão entre nós.

2 comentários:

  1. Fica o alerta. Só Jesus para nos livrar do homem mau. Que Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc acabou de descrever o meu ex-noivo "evangélico". Nao sei se vc se lembra, mas da primeira vez q falei com vc telefonicamente e te contei parte da história, vc me perguntou se ele tinha algum problema mental. Na hora confesso que aquilo "me chocou" e achei a pergunta "meio absurda".

    Mas como aquele periodo foi "o início do fim" da sustentacao da máscara dele, comecei a observar coisas piores e terríveis que ele passou a fazer e vi que tudo batia com a sua pergunta e com a descricao acima.

    Ele é manipulador, sedutor, inteligente, sem escrúpulos e determinado. Com instrucao quase zero foi capaz de ser contratado há alguns anos numa empresa e crescer ao ponto de estar entre os responsáveis do setor.

    A frieza e ausência de culpa ou arrependimento estavam impregnados nele. E a capacidade de mentir e sustentar mentiras me faz pensar que um detector de mentiras nao seria problema pra ele.

    Uma pessoa com evidentes abalos emocionais. Capaz tanto de chorar como uma crianca em situacoes nas quais se sentia ameacado (ao invés de ter uma reacao masculina coerente com sua idade) quanto de ser violento e irracional.

    Uma pessoa que diante de uma frustracao ameacava pular a janela do apartamento ou esmurrava paredes.

    Alguém que para alcancar um objetivo (no caso dele conseguir um visto de residência europeu), está disposto a fazer qualquer coisa e se aliar a qualquer um.

    Mas como o Deus que servimos cuida de nós como um PAI, no meio disso tudo posso dar um GLÓRIA A DEUS do tamanho do mundo pelos seguintes motivos:

    - nem com toda a inteligência psicótica dele, nada ficou oculto pra mim do seu caráter distorcido. Deus trouxe TUDINHO à tona, desmascarando-o totalmente;

    - ele se julgava esperto, inteligente e imbatível, mas Deus me deu as armas pra lutar esse "combate" e mostrar que a inteligência dele para o mal estava longe de superar a inteligência do ALTO;

    - Deus me deu forcas pra sair desse relacionamento abusivo e doentio e forcas pra enxergar que isso só estava me matando aos poucos e destruindo minha auto-estima e paz interior.

    Lógico que o processo ainda nao acabou e aos poucos Deus está restaurando minhas emocoes e as feridas deixadas por algo que parecia ser um sonho no início mas se transformou num pesadelo orquestrado pelo inferno.

    Creio que até pessoas com essa psicopatia possam ser completamente curadas e restauradas pelo amor de Deus. Mas o ponto central de toda transformacao é o quebrantamento (arrependimento) e o querer. E como vc mesma descreveu, esses psicopatas nao conseguem sentir arrependimento.

    Que fique bem claro que meu post nao visa a escarnecer de ninguém e muito menos despejar "minha mágoa" sem uma profunda avaliacao do caso (inclusive apoiada na opiniao de pastores-psicólogos).

    Meu post é um alerta para muitas mocas cristas, que por cultivarem o sonho de um relacionamento em Deus, aguardam conhecer alguém na igreja. Foi o que eu fiz e nao me arrependo, porque a recompensa vem do Senhor e meu varao ungido está a caminho!

    Porém é necessário estarmos muito atentas pois há muitos lobos disfarcados de ovelha no meio evangélico. Homens que por dinheiro, ascensao social e facilidades econômicas estao dispostos a tudo. Tudo mesmo. Profecam a Cristo, mas nao O conhecem - porque quem O conhece e ama, vive a Sua Palavra e obedece Seus mandamentos.

    Portanto todo o cuidado é pouco!!!

    GLÓRIAS AO NOSSO DEUS, que fez de mim testemunho vivo de libertacao!

    Aleluia!!!!

    ResponderExcluir