sábado, 23 de abril de 2011

O Equívoco da Auto-Estima

Auto-estima é uma expressão tão popularizada quanto mal compreendida.
Todos querem demonstrar que têm auto-estima. É uma nódoa enooooorme na personalidade não ter auto-estima. A auto-estima é fundamental para o sucesso e todos querem ter sucesso, ser sucesso, fazer sucesso, aparentar sucesso.

Infelizmente auto-estima é muito além de cuidar da aparência como se crê por aí. Atrás desse equívoco encontra-se uma ideologia capitalista para sustentar o mercado; fazer girar o dinheiro, produzir mais riquezas que empobrecem o seu bolso e o planeta.

Há pessoas que sacrificam a própria vida para aparentar auto-estima.
Há pessoas que deperdiçam tempo e finanças para parecer que têm auto-estima.
Há pessoas que permanecem capachos de chefes desumanos para não perder o cargo que as mantém dentro de um status quo.
Há pessoas que se mantém com IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo da média para agradar às vistas alheias e ouvir um elogio.
Há pessoas que ingerem substâncias para burlar a própria genética.
Há pessoas que estão prontas para a capa da Vogue, mas que são humilhadas pelo cônjuge, desrespeitadas pelos filhos, e permanecem incapazes de se impor.
Há pessoas que se mutilam em nome da tal da auto-estima.
Há pessoas que não se conhecem. Não sabem do que gostam de comer, de vestir, de sentir, de falar, de ouvir, de pensar, de ler, de cheirar, de fazer.
Elas marcham de acordo com o tocar do tambor social.
São marionetes nas mãos dos controladores do mundo: o novo aparelho na academia, o carro do ano, a roupa da moda, o roteiro de viagem do vizinho, a bola da vez.

As aparências enganam. Mas você, não se deixe enganar.
Silicone, lipo-escultura, maquiagem, indumentária e marketing pessoal não são balizadores de amor a si mesmo. Não creia em mais essa mentira que o mundo nos apresenta.

Auto-conhecimento e respeito próprio é que são os fundamentos da auto-estima. Comece por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário