sábado, 2 de abril de 2011

O glutão e o bebum

Por que vês tu
o argueiro no olho de teu irmão
e não reparas na trave que está no teu olho? Lc 6,14


Quando postei "Porque o crente não deve beber", recebi uma enxurrada de respostas mal-criadas, todas por twitter. Talvez pelo medo de perenizar nos comments um comportamento pouco admirável.

Retirei a publicação do blog e fui estudar mais sobre o vinho que Jesus fabricou.
Aguardo alguém que empenhe a própria Salvação na afirmação de que aquele vinho fosse isento de qualquer teor alcóolico.
Hoje eu opto em crer que não tivesse. Mas não me faz diferença, posto que não tenho hábito em bebidas, nem socialmente.
O que nunca vou tolerar é a hipocrisia na Casa de meu Pai.
Eu O honro e não permito que O desonrem na minha presença, classificando pecados em grau de importância.

Paulo e mais uma avalanche de versos bíblicos contra indicam a bebedice.
Mas a comilança também:
"Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja". Rm 13,13

O pecado da glutonaria é menor do que o da bebedice?
A Palavra diz que não.
Assim sendo, em tempos de fast-food americano, vamos de fita métrica em punho, apurar a circunferência abdominal dos irmãos, e, ainda no templo, acusar-lhes o pecado da pizza e do Big-Mac.

Poderia prolongar o texto com outros pecados de Rm 13,13 incluindo o adultério e os pensamentos impuros, escondidos atrás dos ternos impecáveis e dos elegantes taillerzinhos, sepulcros caiados!
Fiquemos por aqui.

O único que entrou neste mundo e saiu sem pecar não te desprezou.
Lembre-se de que você foi feito de barro.
Não jogue pedras no telhado do vizinho porque o seu também é de vidro.
Não aponte seu dedo para ninguém porque a sua própria mão, conduz os outros 4 dedos em sua direção.

Aquele que está de pé, cuide em não cair.

Um comentário:

  1. muito bom!!!!!!!!!!!!!!! excelente reflexão.. Chega de legalismo e farisaísmo em nosso meio...abração

    ResponderExcluir