quinta-feira, 21 de julho de 2011

Crente tem Depressão???

Crente tem Depressão?
Antes de responder a pergunta é bom que se façam outras.
E enxaqueca? Crente tem enxaqueca? E esofagite? E resfriado? E infarto? E obesidade? E hipertensão?
Crente pode ter qualquer doença, menos Depressão?

Existe, não só entre os evangélicos, mas na sociedade como um todo, um preconceito contra as doenças "do pescoço para cima".
É como se fosse algo fantasioso, irreal, imaginativo, "doença de quem não tem o que fazer". A prescrição de "uma boa trouxa de roupas para lavar" foi durante um bom tempo, o remédio mais indicado aos pacientes do sexo feminino quando se atreviam a manifestar os sintomas da doença.

Há alguns anos, uma amiga contou-me preocupada, que o Lider de Célula* da qual ela era integrante a admoestou sobre o uso de anti-depressivos.
Minha amiga teve uma história de vida sofrida. Ainda mocinha, ela costumava conduzir o pai alcóolatra, escornado, do bar até em casa; um casamento desfeito; dois filhos adolescentes avessos ao universo cristão; um posto de comando no trabalho que lhe exigia demais.

Há muitos caminhos que conduzem à Depressão, à irregularidade dos níveis de serotonina e noradrenalina no cérebro. No caso dela, foram as situações stressantes, sem refresco, ao longo do caminho.

O Lider de Célula, considerado por todos como um profundo conhecedor da Palavra, inclusive por dominar o hebraico, afirmava que crente não tem Depressão.
Ela, insegura e confusa, quis abandonar o tratamento prescrito pelo médico.

Perguntei a ela se por acaso haveria algum participante diabético na Célula e caso houvesse, gostaria de saber se o lider pediria ao mesmo que interrompesse o uso da insulina.

Tempos depois a esposa desse lider foi acometida por um câncer. Engraçado que, assim como a Depressão, o Câncer pode ter origens diversas: genéticas, sociais, ambientais, psicossomáticas, e - " até " - espirituais, como cremos nós, os cristãos.

O Cego de nascença (Jo 9,1-7) não tinha nenhum espírito de demônio junto a ele, mas no caso do menino epiléptico Jesus precisou expulsar a entidade demoníaca (Mt 17,14-18).

O Líder de Célula moveu Céus e Terra para que a esposa recebesse tratamento médico adequado e fosse curada do Câncer.

Engraçado também como passou despercebido para o "profundo conhecedor da Palavra" que nas histórias de eminentes personagens bíblicos, crentes incontestáveis, ratificados diretamente por Deus, como Davi e Jó, podemos identificar características de personalidade depressiva.

"Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; e fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi". (Mat 23,1-7)

E, de uma vez por todas: criança pode ter Depressão, bebê pode ter Depressão, idosos frequentemente tem Depressão, adultos jovens podem ser acometidos por episódios depressivos, crentes ou ateus, qualquer ser humano na face da Terra pode sofrer desequilíbrio nos niveis de serotonina e noradrenalina dentro das células. Eles precisam receber orientação médica, e se necessário, suporte medicamentoso e acompanhamento psicológico até a cura, se essa ocorrer, ou para o resto da vida, se necessário.

* Uma célula (evangélica) é um grupo constituído de cinco a quinze pessoas, reunindo-se semanalmente para aprender como tornar-se uma família, adorar o Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas ao Evangelho. (Fonte: Wikipédia)

3 comentários:

  1. Amém por essa palavra!A ideia que se propaga hoje entre os "crentes" especialmente os "evangélicos', "petencostais" etc...sei lá mais o que é de que se você aceitou jesus você agora tem super poderes especiais..agora você não tem mais nenhuma doença,e nenhum problema financeiro ou de qualquer espécie e se vc tiver é porque está em pecado...

    Shalom

    ResponderExcluir
  2. Crente tem depressão. Eu tive e nem sabia. Descobri que passei por uma fase depressiva lendo o livro "Como Deus cura a dor" de Mark Baker. No capítulo que fala sobre a tristeza eu simplesmente me reportei há uns dias que passei justamente por tudo que ali está descrito. Antes de sermos crentes, somos humanos. E Deus fez e conhece bem nossa estrutura. Ele sabe até onde podemos suportar. E eu creio que Ele está perto daqueles que, mesmo sem conseguir senti-lo, não deixam de crer que Ele estar por perto. Ele nos sustenta!!! Aleluia!!!

    ResponderExcluir
  3. Nós, os pentecostais cremos na Bíblia, e sabemos muito bem que o morrer é lucro. Pessoalmente, passei por uma depressão, um sentimento de inferioridade. Momentos difíceis são armações para Deus agir! Como Elias na caverna.

    ResponderExcluir