quinta-feira, 10 de março de 2011

Você é uma pessoa de Sucesso ou um Perdedor?

Aprendemos com a sociedade capitalista que uma pessoa de sucesso é aquela que consegue amealhar o maior volume de riquezas financeiras.

Mas o conceito de sucesso perpassa a lógica capitalista.
A definição correta para sucesso é êxito, conquista.
Sucesso é obter êxito naquilo a que você se propôs.

Ex.: seu objetivo de vida foi ter uma família conceitualmente estruturada.
Passaram-se 30 anos e hoje você continua feliz com seu cônjuge e seus filhos. Eles são bons profissionais, realizados em laços afetivos íntimos e principamente com eles mesmos. Ainda que vivendo no aluguel e sem um tostão furado no banco, você é uma pessoa de sucesso.

Noutra hipótese, formada a família, você desviou o foco.
Copiou o sonho do vizinho e decidiu fazer fortuna. Trabalhava 15, 18 horas por dia. Sem tempo para a esposa, sua secretária virou amante.
Os filhos te desprezam como pai e como homem.
Sua declaração de IR é invejável: ações, propriedades, saldo bancário admirável. Entretanto seu objetivo de vida foi frustrado. Você é um perdedor.

O dinheiro é muito importante mas tem limites de alcance.

Precisamos ampliar nossa visão do que é a vida e qual o seu valor para nós, caso contrário acreditaremos naquela falsa máxima que diz:
"o dinheiro não traz felicidade mas manda buscar."

Os que pensam assim são os mesmos que galhofam: "Muito dinheiro compra até amor verdadeiro." (!)



Ouvi de uma sábia e nunca me esqueço: "Tudo o que o dinheiro pode comprar é muito barato". Há coisas que o dinheiro não compra mesmo (nem consegue buscar). Pense nisso!

2 comentários:

  1. Reflexão profunda e necessária. Como disse Jesus: De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma?

    Espero que seja lido por muitos, principalmente pelos que fazem do dinheiro um fim em si mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Dinheiro é algo muito bom e necessário até o ponto em que ele nao se torna o nosso Deus, a nossa prioridade (às vezes acima do próprio Deus). Dinheiro é bom até quando nosso coracao nao está nele e nossas escolhas nao sao feitas em prol dele. Melhor do que dinheiro (e isso eu creio que se chame PROSPERIDADE) é ter nossas necessidades supridas. Quando elas sao supridas, o dinheiro se torna secundário.
    Eclesiastes 9:9 nos diz: "Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol". Nossa porcao nesta vida sao os bons relacionamentos que construimos, o amor que compartilhamos, a familia que conseguimos construir e zelar por ela. Essa é nossa porcao nesta vida. Nao dinheiro em excesso, bens em excesso, luxo em excesso.
    Ter nossas necessidades satisfeitas e uma familia para amar (e pela qual ser amado) pra mim é ser bem sucedido. O resto é va ilusao de um mundo que jaz no maligno.
    Beijos querida! Seu blog está bombando!!!!

    ResponderExcluir