quinta-feira, 11 de agosto de 2011

NO MEIO DOS CRENTES

Por que gosto de estar no meio dos crentes?
Minha mãe era uma mulher de dupla beleza: por dentro e por fora. Adolescente recebeu no bairro o apelido de "Bonequinha de Luxo" pela semelhança física à famosa atriz que protagonizou o filme.

Naqueles idos anos 60, ela, uma mulher branca, em uma família tradicional, vivendo numa preconceituosa cidade interiorana, casou-se com um mulato, sobrinho-neto de escravos.

Criada de acordo com os ensinamentos cristãos, ela sempre respeitou as crenças alheias.

Os lixeiros suados, que recolhiam lixo no bairro, bebiam água em nossa casa.
Minha mãe fazia questão de refrescá-los em preciosos copos de cristal utilizados somente para servir as visitas; foi a maneira que ela encontrou para honrar o árduo trabalho deles.

Ela dividia nossas delícias, as frutas e os biscoitos que comprava para nós, com um menino, filho e irmão de prostitutas.

Lembro-me das tulipas rosadas.
Naqueles dias, o homossexualismo cheio de trejeitos era preconceituosamente rechaçado. Ela cativou a estima de Miguel, o talentoso e inquestionável pintor homossexual que a presentou com a obra em motivos florais.

Não aprendi a medir pessoas pela condição social, nem por currículum, nem por aparência. Independente do vocabulário ou do alcance intelectual tenho interesse em ouvi-las.

Assim, não digo que tenho preferências, porque não retrata a verdade, mas gosto de estar entre os crentes. Não é de todo crente, mas gosto de estar perto daquele que busca conhecer a Palavra de Deus e que teme* ao Senhor.

Aquele que realmente é Crente no Senhor Jesus, vive o presente com olhos no futuro; vive o aqui e agora intensamente; não tem tempo a perder nessa vida porque não vê outra oportunidade "Além do Horizonte".

Converso sem reservas e ouço sem contrangimento este que não pode mentir.

Não temo negociar com o que não pode "dar o cano em ninguém".

O crente é otimista e corajoso porque tem retaguarda - "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum"(...)Sl 23

O crente é feliz, bem humorado e tem uma preocupação em honrar o Nome de Deus dando o "bom testemunho" com o falar e com as obras de suas mãos. São bons empregados, excelentes colegas, amigos leais.

Os leigos colocam todos os crentes em um mesmo balaio de gato, como se crente fosse "tudo igual". Não é.

As bandeiras, as denominações, determinam muito o comportamento do crente. Há os que não permitem as mulheres que se depilem, que aparem as madeixas, que usem batom e há entre eles até mesmo os que proibem as crianças de brincar.

Muitos não aceitam divorciados em suas igrejas e não se relacionam socialmente com os que não compartilham da mesma fé. A religiosidade em si mesma não aproxima as pessoas de Deus. Doutrinas humanas não são o fundamento da Igreja de Cristo.

Jesus avisa:
o que se exalta será humilhado, e pede: sejam sal na terra, luz no mundo e não julguem ninguém.
Eu gosto de estar em meio a esses crentes.

"Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros,
E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos". Mateus 11,16-25

* temer a Deus é respeitá-lo e obedecê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário